ANDRÉ VARGAS - Afirma 40 milhões serão atendidos pelo MAIS MÉDICO


A presidenta Dilma Rousseff sancionou, nesta terça-feira (22), a lei que institui o programa Mais Médicos. Segundo Dilma, até abril de 2014 serão 13 mil profissionais atuando pelo programa e cobrindo uma população de 46 milhões de brasileiros. Ela agradeceu aos médicos formados no país e aos estrangeiros, que vieram “ajudando, apoiando e demonstrando imenso carinho”.
Como vice-presidente da Câmara, foi o deputado federal André Vargas (PT-PR), quem coordenou a votação da Câmara do programa Mais Médicos, e hoje comemorou a sanção da lei. “A política vale a pena quando você atua para melhorar a vida das pessoas. E nós estamos efetivamente trabalhando para levar mais saúde e qualidade de vida para a população, principalmente para os 700 municípios brasileiros que não tinham nenhum médico”.
O Mais Médicos foi lançado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 8 de julho e faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais, e em unidades de saúde, além de ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades.
“O programa está viabilizando médicos do Brasil e fora dele para atender a população, principalmente a população mais sofrida, trabalhadora, crianças, mulheres que nesse país afora sentem a ausência desse profissional tão importante para implementar uma política de saúde no país”, afirmou Vargas.
Segundo o deputado, o programa não é uma ação isolada. O governo também vem investindo na melhoria dos postos de saúde, renegociando as dívidas das Santas Casas, criando mais cursos de medicina e investindo na melhoria das residências médicas nas áreas de ginecologia, obstetrícia e da pediatria.
Vargas destaca que este é um momento especial na vida brasileira. “A criação do SUS foi um grande momento e o programa Mais Médicos é outro grande momento. Os ministros Alexandre Padilha [Saúde], Gleisi Hoffmann [Casa Civil] foram importantes no processo, e a presidenta Dilma mostrou que tem coragem para enfrentar as polêmicas, com foco naquilo que vale a pena na política, que é transformar para melhor a realidade das pessoas”.
Vargas avalia que o parlamento tem dado respostas à sociedade, especialmente nos programas sociais como Bolsa Família, Farmácia Popular, Minha Casa, Minha Vida, no crédito para os bancos públicos atuarem e agora no programa Mais Médicos.
Vargas afirma ainda que esteve ao lado do médico cubano Juan Delgado, que foi hostilizado ao desembarcar no aeroporto de Fortaleza em agosto deste ano e que recebeu um pedido de desculpas da presidenta Dilma Rousseff. “Quero cumprimentar o Juan e também pedir desculpas pelas hostilidades que ele sofreu ao chegar no Brasil. Aquelas pessoas não nos representam. Seja bem vindo Dr Juan”, disse Vargas ao médico que vai atender no Polo Base de Saúde Indígena do município de Zé Doca, no norte do Maranhão.

0 comentários:

Postar um comentário

Use sua conta do Google (Gmail, Orkut) para comentar. Ou siga mais abaixo e comente com o Facebook.

Use seu Facebook para comentar!

 
  • Blog do Lustroso © 2013 | Template por Rumah Dijual, em colaboração com Web Hosting , Blogger Templates e WP Themes